Passo a passo para sair das dívidas em 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
sair das dívidas 2020

 

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em janeiro de 2020, o percentual de famílias brasileiras com dívidas era de 65,3%. O mesmo relatório demonstra que 23,8% dos lares estão em situação de inadimplência.

Altas taxas de cartão de crédito, juros exorbitantes e a falta de planejamento na hora de fazer compras são algumas das principais causas que levam os brasileiros a fazer dívida atrás de dívida e criam um ciclo financeiro bastante complicado.

E se você também está nessa situação, a boa notícia é que é possível romper com esse processo!

Com empenho e força de vontade, é possível sair das dívidas e não se endividar nunca mais! E, neste artigo, te mostramos o passo a passo para alcançar esse objetivo em 2020 e conquistar uma vida financeira muito mais sustentável e positiva.

Entenda a importância de sair das dívidas e se motive!

Se livrar das dívidas exigirá muita disciplina e foco. Por conta disso, é fundamental que você entenda, de verdade, como é importante deixar de ser um endividado e conquistar o controle sobre as suas finanças.

Ter contas em atraso não é algo positivo. As dívidas geram ansiedade, preocupação, tomam o lugar de conquistas importantes e fazem você sentir que trabalha muito e o seu dinheiro não rende, o que gera uma frustração enorme.

Mas você não precisa mais viver assim se não quiser!

Entendendo que quebrar o ciclo das dívidas te dará autonomia para decidir como você realmente quer gastar seu dinheiro, é um caminho para se manter firme na jornada contra o endividamento!

Pense que, com menos despesas e contas em atraso, ficará mais perto de fazer aquela viagem dos sonhos, proporcionar mais comodidade para sua família, reformar a casa, ou até fazer aquela faculdade que poderá ajudar a ascender na carreira.

Se agarrar ao desejo de ter o controle sobre suas finanças e realizar seus objetivos te dará força para seguir em frente e mudar seu comportamento.

Liste todas as dívidas em detalhes

Está realmente decidido a eliminar as dívidas? Então, o primeiro passo é criar uma lista com todos os compromissos financeiros que você contraiu até agora.

Em um papel ou planilha em seu computador, descreva:

  • Natureza da dívida (contas em atraso, compras parceladas, empréstimo feito com amigos ou parentes, etc);
  • Valor da dívida original e atual;
  • Taxa de juros, se houver.

Reunindo essas informações, você terá uma ideia mais clara do real tamanho das suas dívidas e saberá quais deverão ser pagas primeiro por conta das altas taxas de juros.

Negocie os pagamentos

A próxima etapa para sair das dívidas é negociá-las. Entre em contato com seus credores e consulte quais são as opções para que você regularize sua situação.

Nesse momento, a ideia é verificar todas as alternativas. Pergunte tanto sobre a possibilidade de pagar os valores à vista quanto a prazo, questione os preços de juros aplicados e explore todos os cenários possíveis para regularizar a situação.

Lembre-se de registrar todas as formas de pagamento que lhe forem oferecidas e até mesmo de gravar a ligação – se estiver negociando por telefone – para consultar o que proposto depois.

Faça tudo isso, porém, sem decidir de imediato o que será feito. Essa decisão será tomada na próxima fase.

Faça um planejamento financeiro

Agora você já sabe quanto deve e quais são os caminhos para pagar. Mas isso não significa que você precise ter pressa, muito pelo contrário.

O ideal nessa etapa é fazer um planejamento financeiro detalhado para definir quais são as melhores formas de reorganizar suas finanças.

Analise cuidadosamente cada proposta que recebeu e avalie como pode encaixar o pagamento das dívidas no seu orçamento.

Nesse momento, vale a pena, também, verificar se você pode eliminar ou reduzir algumas despesas recorrentes, como planos de internet, TV fechada e pacotes de dados móveis do celular.

Se conseguir diminuir suas contas, terá mais dinheiro para direcionar para as dívidas e poderá quitá-las com mais rapidez.

Só depois que tiver seu planejamento financeiro muito bem estruturado você pode entrar em contato novamente com os credores e definir como fará os pagamentos.

Troque juros caros por taxas baratas

Muitos brasileiros têm suas situações de endividamento agravadas porque fazem uso de linhas de crédito e produtos financeiros que contam com altas taxas de juros, como os cartões de crédito convencionais.

Mas, felizmente, também existe solução para isso!

Uma das melhores alternativas para quem quer se livrar de vez dos juros altos é recorrer ao crédito consignado.

Disponível para servidores públicos, beneficiários do INSS e funcionários de empresas privadas que têm convênios com algumas instituições bancárias, o crédito consignado oferece taxas de juros menores e prazos mais longos do que outras modalidades de empréstimo.

Com ele, você consegue o fôlego necessário para quitar dívidas caras de uma vez por todas e paga apenas os juros do empréstimo, que são muito mais baratos.

O empréstimo consignado ainda pode ser parcelado em até 96 vezes, dependendo do perfil do tomador, o que é excelente para quem precisa de um valor alto, mas precisa de parcelas pequenas para encaixar no orçamento.

Evite novas dívidas

Mesmo quem já conseguiu se livrar das dívidas uma vez precisa se manter atento para não cair em tentação e acabar se endividando novamente.

Pensando nisso, é fundamental manter seu planejamento financeiro em dia e sempre ter calma e pensamento estratégico antes de gastar seu dinheiro.

Na hora de comprar, analise se realmente precisa daquele produto ou serviço, se o preço cobrado é condizente com o valor que agregará, se esse novo gasto cabe no seu orçamento e também se há urgência para compra-lo.

Com disciplina e responsabilidade, você poderá usufruir do seu dinheiro de uma forma muito mais equilibrada, saudável e que te permitirá viver uma vida financeira muito mais feliz!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Forte Negócios - Correspondente Bancário Digital

Forte Negócios - Correspondente Bancário Digital

Forte Negócios é um Correspondente Bancário Digital, especializado em crédito consignado, além de outros convênios e linhas de crédito. Nosso serviço é gratuito e está disponível para solicitação de contratação online ou em nossa loja física.

Artigos Recentes

Curta Nossa Página

Linhas de Crédito

Empréstimo Consignado

Para Servidores Públicos Federais (SIAPE),
Aposentados e Pensionistas do INSS

Cartão de Crédito Consignado

Para Servidores Públicos Federais (SIAPE),
Aposentados e Pensionistas do INSS

Assine nossa Lista VIP

Assine nossa Newsletter para receber um conteúdo VIP com exclusividade diretamente em seu e-mail. Receba novidades, ofertas, notícias do mercado de crédito, artigos relevantes sobre finanças, utilidade pública, qualidade de vida, dentre outras.

error: Conteúdo protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral.