Passo a passo para a organização financeira de aposentados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
2

Passo a passo para a organização financeira de aposentados

Muitas pessoas consideram chato lidar com a organização das finanças, principalmente quando o orçamento é apertado e mal sobra dinheiro para pensar em poupar. 

Um dos motivos para isso é que, quando se procura entender sobre educação financeira, vem sempre aquele tipo de dica que acaba parecendo pouco viável no dia a dia:

  • anote tudo o que gasta no seu caderninho;
  • evite gastar com o cafezinho e veja o quanto terá somado no final do mês;
  • separe 30% do salário para poupar, 20% para isso, 10% para aquilo e viva com o que sobrar.

Para muitos, é totalmente possível viver seguindo essas regras. Mas, principalmente quem tem uma renda limitada e já viveu o suficiente para saber que o dinheiro é importante, mas não é tudo na vida, pode ser complicado atender a essas orientações. 

Neste artigo, trouxemos um passo a passo que pode te ajudar a organizar as suas finanças dentro do seu orçamento da aposentadoria e sem soluções mirabolantes que só funcionam na prática.

Passo 1:  Faça um acompanhamento semanal

Ao invés de esperar um mês inteiro para apurar suas entradas e saídas, divida o seu acompanhamento por semana. 

Analisando pequenos períodos, será mais fácil acompanhar, planejar e corrigir os rumos. Um controle simples e fácil de fazer pode ajudar. 

Em uma folha de papel, risque um quadrante no meio, na vertical e horizontal e divida nas 4 semanas do mês. Faça o lançamento de cada “conta” a vencer na sua respectiva semana. Inclua também uma previsão de gastos para alimentação e outras despesas. 

Com isso, você saberá o quanto tem a receber, do quanto vai precisar e se vai faltar dinheiro.

Passo 2:  Separe o dinheiro para gastar na semana

No começo, nesta fase de reorganização, separar o dinheiro para gastar na semana pode te ajudar a controlar seus gastos. 

Sabendo do quanto você precisará para aquela semana, saque o valor que você previu no seu quadrante correspondente àquela semana. 

O hábito de separar exatamente o dinheiro que você vai precisar para aquela semana, não vai fazer o seu dinheiro aumentar, comparado a se você estivesse usando o cartão de débito, mas vai te fazer sentir que está no controle da situação. 

E talvez, com isso, você possa neutralizar aquela sensação de frustração que vem devido a falta de controle. 

Passo 3: Se estiver endividado, pague todas as suas contas

Além de pensar em guardar dinheiro, você deve colocar as suas contas atrasadas em dia, especialmente se você tiver restrições cadastrais. 

Esta deve ser a sua prioridade, afinal, seu nome é seu maior patrimônio e você deve cuidar dele sempre! 

Para começar, liste todas as suas dívidas. Esse “inventário” é importante para a sensação de controle. 

Feito isto, entre em contato com todos os seus credores e verifique a possibilidade de fazer um acordo, obter descontos e ganhar tempo para se organizar. 

Não faça nenhum trato antes de ter certeza das suas possibilidades, apenas anote o valor de cada dívida na sua lista para fazer sua projeção.

Pronto, de posse da sua lista atualizada, você poderá planejar em quanto tempo poderá quitar todas as dívidas. 

Se você já tiver feito o provisionamento no quadrante, conforme o primeiro tópico, a essa altura já saberá do quanto poderá dispor para quitar as suas dívidas.

>> Leia também: Como usar o crédito consignado para quitar dívidas do início do ano?

Passo 4: Quando pagar suas compras à vista, peça desconto

Procure negociar sempre suas compras e obter desconto ao pagar à vista.

Não tenha vergonha de pedir desconto, muitos comerciantes estão preparados para concedê-los, basta você pedir. Se tiver seguindo um planejamento, verá que cada centavo faz diferença. 

Passo 5: Utilize bem o seu cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser muito vantajoso, se você souber usá-lo conscientemente. 

Ele pode ser uma oportunidade de parcelar suas compras várias vezes, de modo que você pague pouco por mês e possa ter acesso a compras mais caras, com a possibilidade de não pagar juros, nem se descapitalizar numa compra à vista.

Mas a primeira coisa que você deve observar se estiver pensando em adquirir um cartão de crédito é comparar entre as operadoras todas as vantagens que cada uma oferece. 

É importante também negociar a anuidade. Algumas operadoras isentam totalmente do pagamento da anuidade, mas é importante estudar detalhadamente se compensa pagar anuidade.

Na Forte Negócios você encontra o cartão de crédito consignado com ZERO ANUIDADE. Sem contar a taxa de juros que é consideravelmente menor do que a de um cartão de crédito convencional.

>> Quero conhecer o cartão de crédito consignado da Forte Negócios!

Passo 6: Gaste de acordo com o seu padrão de vida

Procure viver de acordo com o seu padrão real de vida. Resista à tentação de gastar boa parte dos seus rendimentos no shopping ou frequentando restaurantes caros, se isso for sacrificar o seu planejamento financeiro. 

Você precisa manter o foco, e à medida que as coisas forem acontecendo e melhorando, você saberá que está no caminho certo, que o seu sacrifício durante um período curto, será uma grande vitória para os próximos anos da sua vida. 

Mas não seja radical ao fazer seu planejamento, reserve uma quantia para seus gastos arbitrários, pense na sua qualidade de vida também, afinal, ter bons momentos são essenciais para a vida. Basta ter consciência!

Passo 7: Compare preços antes de comprar

Antes de comprar um produto, pesquise nos concorrentes, e compare os preços. Hoje em dia, com a Internet, é muito simples fazer uma pesquisa detalhada de preços em diversas lojas, sem sair de casa. 

Existem ainda, aplicativos que fazem a comparação de preços e organizam os produtos por filtros, de acordo com preço, tamanho, cor, modelo, etc. 

O mais conhecido atualmente é o Buscapé, mas também existem outros. Se for comprar pela Internet é importante calcular o valor do frete, que também varia de loja para loja, e em caso de móveis, por exemplo, se a loja oferece montagem ou se terá que pagar à parte. 

Este detalhe é importante, pois você pode acabar tendo a sensação de que está gastando menos, e ao final, acabar gastando mais por causa dos adicionais relacionados à sua compra.

E aí? Gostou dessas dicas? Na Forte Negócios você pode encontrar o reforço ideal para organizar a sua situação financeira.

Nosso crédito consignado possui juros muito baixos e tem análise muito rápida! Sem pagar nenhum tipo de taxa. Serviço totalmente gratuito! Clique no botão abaixo e faça sua simulação sem compromisso! 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Forte Negócios - Correspondente Bancário Digital

Forte Negócios - Correspondente Bancário Digital

Forte Negócios é um Correspondente Bancário Digital, especializado em crédito consignado, além de outros convênios e linhas de crédito. Nosso serviço é gratuito e está disponível para solicitação de contratação online ou em nossa loja física.

Artigos Recentes

Curta Nossa Página

Linhas de Crédito

Empréstimo Consignado

Para Servidores Públicos Federais (SIAPE),
Aposentados e Pensionistas do INSS

Cartão de Crédito Consignado

Para Servidores Públicos Federais (SIAPE),
Aposentados e Pensionistas do INSS

Assine nossa Lista VIP

Assine nossa Newsletter para receber um conteúdo VIP com exclusividade diretamente em seu e-mail. Receba novidades, ofertas, notícias do mercado de crédito, artigos relevantes sobre finanças, utilidade pública, qualidade de vida, dentre outras.