Consignado INSS: conheça as últimas mudanças do setor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Forte Negócios - Redes

Neste ano, o crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS passou por várias alterações.

Boa parte delas foi ocasionada pela pandemia de coronavírus, que mudou a realidade financeira de muitas famílias brasileiras e tornou o acesso ao crédito ainda mais importante.

Felizmente, todas as mudanças implementadas para o convênio INSS têm se mostrado bastante positivas! E você, aposentado e pensionista, pode aproveitá-las para garantir seu empréstimo ou cartão de crédito consignado com condições ainda melhores.

Veja quais foram as novidades no consignado nos últimos meses e como usá-las a seu favor.

Queda nas taxas de juros

Uma das primeiras ações tomadas para combater a crise econômica causada pelo coronavírus foi reduzir os juros aplicados nas operações do consignado.

Como era: até o início de março deste ano, o teto de juros era de 2,08% para empréstimos consignados e 3,00% para o cartão de crédito consignado.

Como ficou: agora, os juros máximos pagos por beneficiários do INSS são de 1,80% nos empréstimos consignados e 2,70% no cartão consignado.

Vantagem: juros menores significam parcelas mais baixas e, consequentemente, mais economia para os aposentados e pensionistas do INSS que recorrem ao consignado!

Ampliação no prazo de pagamento

Aliado a queda de juros, o Conselho Nacional da Previdência Social também aumentou os prazos para pagamento de contratos de empréstimo consignado.

Como era: aposentados e pensionistas tinham, no máximo, 72 meses (6 anos) para quitar seus empréstimos.

Como ficou: com a ampliação, se tornou possível dividir os pagamentos de um empréstimo consignado em até 84 meses (7 anos).

Vantagem: ter mais tempo para pagar o contrato de empréstimo dá aos brasileiros a oportunidade de conseguir parcelas mais baratas e ganhar mais tempo para organizar as finanças adequadamente.

Aumento do limite do cartão consignado

O limite do cartão de crédito consignado – valor máximo que pode ser comprometido em compras e saques – foi ampliado recentemente.

Como era: para definir o limite do cartão de crédito consignado, considerava-se o padrão de 1,4% sobre o benefício do tomador.

Como ficou: agora, o valor base para o cálculo é de 1,6% multiplicado sobre o valor da aposentadoria ou pensão.

Vantagem: como o percentual de multiplicação aumentou, novos contratos já estão considerando um limite maior de crédito. Isso eleva diretamente o poder de compra dos beneficiários do INSS.

Desbloqueio antecipado do benefício para o consignado

Com mais aposentados e pensionistas precisando de crédito durante a pandemia, também foi reduzido o tempo mínimo para solicitar o desbloqueio para o crédito consignado. Porém, essa medida deve valer apenas até dia 31 de dezembro de 2020.

Como era: quem precisava fazer um empréstimo consignado ou um cartão de crédito consignado precisava esperar 90 dias a partir da confirmação do recebimento do benefício para pedir a liberação.

Como ficou: agora, é possível solicitar o desbloqueio do benefício com até 30 dias.

Vantagem: quem tem urgência para usar os produtos do consignado não precisa mais aguardar tanto tempo para ter acesso ao crédito. Essa ação é fundamental, principalmente, em um momento de crise como o atual.

Carência para o pagamento da 1ª parcela

Outra medida provisória, que vale somente até o fim do ano, é a adoção de uma carência para o pagamento da primeira parcela dos contratos de empréstimo consignado.

Como era: até o momento, as instituições financeiras não tinham nenhuma obrigatoriedade em oferecer carência de pagamentos para o convênio INSS.

Como ficou: até 31 de dezembro, aposentados e pensionistas têm direito a uma carência de 90 dias para pagar a primeira mensalidade do contrato.

Vantagem: esse tempo extra permite que o consumidor tenha a oportunidade de se reorganizar financeiramente antes de começar a fazer o pagamento do seu empréstimo. Vale dizer também que a carência não influencia na duração total do contrato.

O que você achou sobre as mudanças que aconteceram no consignado INSS neste ano? Gostou das novas vantagens que os aposentados e pensionistas têm ao solicitar crédito?

Então, não perca tempo! Aproveite esses benefícios e solicite agora mesmo sua simulação de empréstimo consignado ou seu cartão de crédito consignado com a Forte Negócios.

Basta clicar aqui para falar com um dos nossos consultores e aproveitar o que o consignado tem de melhor!

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Forte Negócios - Correspondente Bancário Digital

Forte Negócios - Correspondente Bancário Digital

Forte Negócios é um Correspondente Bancário Digital, especializado em crédito consignado, além de outros convênios e linhas de crédito. Nosso serviço é gratuito e está disponível para solicitação de contratação online ou em nossa loja física.

Artigos Recentes

Curta Nossa Página

Linhas de Crédito

Empréstimo Consignado

Para Servidores Públicos Federais (SIAPE),
Aposentados e Pensionistas do INSS

Cartão de Crédito Consignado

Para Servidores Públicos Federais (SIAPE),
Aposentados e Pensionistas do INSS

Assine nossa Lista VIP

Assine nossa Newsletter para receber um conteúdo VIP com exclusividade diretamente em seu e-mail. Receba novidades, ofertas, notícias do mercado de crédito, artigos relevantes sobre finanças, utilidade pública, qualidade de vida, dentre outras.

error: Conteúdo protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral.