Aprenda a usar o Décimo Terceiro de forma inteligente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Assine nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossos conteúdos exclusivos sobre educação financeira, qualidade de vida e notícias sobre o mercado de crédito!

Ao prosseguir você aceita os nossos termos de uso e política de privacidade

Aprenda a usar o décimo terceiro de forma inteligente

Fim de ano chegando e você já esfrega as mãos pensando no décimo terceiro salário, não é mesmo? Eis aqui o grande perigo. 

Este “salário adicional”, um direito garantido por lei para quem é registrado em carteira, pode ser um alívio ou um problema, caso você não saiba usá-lo. 

Dívidas, gastos extraordinários e tradicionais, despesas de início de ano, poupança, IPTU, IPVA, reformas… São muitos os itens a “atacar” com o décimo terceiro, não se deixando levar pela fome consumista que pode causar um dano terrível nas finanças a curto e médio prazos. 

Abaixo, dicas de como usar o décimo terceiro de forma inteligente: 

Com o décimo terceiro, não se esqueça das dívidas

Se você acumulou dívidas, como as de cartão de crédito, é recomendável suavizá-las usando o décimo terceiro. Reserve uma parte do valor para essa finalidade. 

Algumas pessoas fazem o contrário e criam uma situação terrível para as finanças. Já endividadas, usam o dinheiro extra para criar novas, com compras parceladas no cartão, por exemplo. 

O comedimento é a receita de sucesso no uso do décimo terceiro. Abatendo uma parte da dívida acumulada, você melhora sua situação para os meses seguintes. 

Como já dito, depende do tamanho do que se deve e do contexto de vida de cada um. O descabido é fazer novas dívidas sem nem mesmo reduzir as antigas. 

Reserve dinheiro para as contas de início do ano

Após a champanhe do Réveillon, com votos de feliz ano novo, vem os dissabores financeiros que trazem a recordação de “anos velhos”. IPTU, IPVA, matrícula da escola dos filhos, da universidade, do curso de idioma, material escolar… 

Tente reservar uma parte do décimo terceiro para essas contas indesejadas e inevitáveis de início de ano. Se não fizer isso, terá de tirar o orçamento habitual ou recorrer à poupança, o que está longe do ideal. 

Este item é bem tradicional quando se fala em décimo terceiro, mas não são muitas as pessoas que conseguem executá-lo. Quando as contas aparecem, o arrependimento bate. 

Faça uma reserva e invista

Caso você não tenha muitas dívidas e/ou poucas dessas contas excepcionais de início de ano, vale a pena guardar uma parte do décimo terceiro e fazer um investimento. 

É a chance de criar um fundo de reserva para situações emergenciais. O Brasil não é um país de poupadores, o que é um problema. O salário adicional pode ajudar você a começar a poupar e investir, se ainda não o faz. 

Priorize pagamentos à vista

Não transforme o décimo terceiro em criadouro de dívidas. Não faz muito sentido. Um dinheiro extra, que pode aliviar sua situação ou permitir a compra de um produto desejado, transformado em dor de cabeça lá na frente. 

Procure pagar à vista o que resolver comprar – desde que, claro, tenha bom senso, seja moderado. O ideal aqui é casar o abatimento de dúvidas com o pagamento à vista das compras de Natal, por exemplo. 

Tenha cuidado com os gastos vinculados ao décimo terceiro

Se você pretende comprar presentes de Natal com o décimo terceiro ou adquirir um produto que deseja há tempos, um item até mesmo prioritário, faça uma lista e planeje esses gastos sempre pensando em todos os aspectos envolvidos (os tópicos mencionados acima). 

Não vá com muita sede ao pote porque acabará vendo o dinheiro escorrer sem ganhos efetivos no equilíbrio financeiro. É possível dosar e terminar o ano feliz. Fique atento! 

E se você precisa de um crédito com excelentes condições, conheça o crédito consignado da Forte Negócios. Clique aqui para saber mais!

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Forte Negócios - Correspondente Bancário Digital

Forte Negócios - Correspondente Bancário Digital

Forte Negócios é um Correspondente Bancário Digital, especializado em crédito consignado, além de outros convênios e linhas de crédito. Nosso serviço é gratuito e está disponível para solicitação de contratação online ou em nossa loja física.

Artigos Recentes

Curta Nossa Página

Linhas de Crédito

Empréstimo Consignado

Servidores Públicos Federais (SIAPE), Aposentados e Pensionistas do INSS

Cartão de Crédito Consignado

Servidores Públicos Federais (SIAPE), Aposentados e Pensionistas do INSS

Empréstimo com Garantia do FGTS

Trabalhadores, optantes do saque-aniversário do FGTS.